×

Agregar consejo para este juego Xadrez

Consejos de los jugadores

Sempre saia das cravadas. Para sair basta colocar um peça entre as suas duas ou tirar a peça de trás. Existem dois tipos de cravadas, cravada relativa e cravada absoluta, quando o rei está atrás, é absoluta, a peça não pode se mover, então ela pode ser perdida ou as peças adversárias podem invadir casas sem se preocupar de serem capturadas por ela.

Autor: francisalves

A melhor defesa é a ofensiva. Se você só se defender chegará um momento em que a sua posição será a pior possível e você já não terá mais opção de contra-jogo, vai perder.

Autor: francisalves

Os cavalos são peças que precisam de postos avançados, posto avançado é uma casa que não pode mais ser defendida por peões. Elimine as peças que podem defender essa casa e aloje seu cavalo ali. Muitas vezes, para chegar ao posto, você precisa manobrar o cavalo. Manobra é coisa de gente grande. O cavalo dá duplos, mas só quando está bem posicionado.

Autor: francisalves

A cravada só é válida se você conseguir intensificar o ATK, ex. com um cavalo, mas isso é relativo. As cravadas são ótimas para ganhar material, manter peças presas (a que está cravada e a que defende essa peça cravada) ou ganhar o par de bispos. Explore-as.

Autor: francisalves

Lance neutro é lance de desenvolvimento. Lance de ATK quando ataca uma peça. Lance de DEF quando defende a peça. Lance de contra-ataque, quando tem a peça atacada e ataca a do adversário. O Lance de ATK só pode ser respondido por lance de DEF ou de contra-ataque. Lance neutro pode ser respondido por qualquer lance, muitas vezes por outro neutro.

Autor: francisalves

Par de bispos é melhor que um bispo e um cavalo, e o par de cavalos. Os profissionais os prezam. Eles podem impedir a infiltração de peças por uma coluna aberta, podem estar apontados ambos para a ala do rei adversário e assim permitir ataques, podem controlar o centro a distância e o mate de par de bispos é mais fácil que o mate de bispo e cavalo.

Autor: francisalves

Alinhamento de peças e pouca mobilidade são os indícios mais comuns de tática, pois as linhas podem se abrir num estalar de dedos e a mobilidade pode ser restringida ainda mais. O contato que as peças têm já é um grande indício. Lembrando que: peão vale 1 ponto, bispo e cavalo valem respectivos 3 pontos, torre vale 5 e a dama 9 pontos.

Autor: francisalves

Aproveite os lances intermediários, lances intermediários são lances que são forçados, o xeque é um lance forçado, atacar uma peça de maior valor, como a dama é outro lance forçado. Esses lances ajudam a melhorar a posição, a sair de táticas e a aplicar táticas. E tem o fator surpresa, muitas vezes a gente não considera esses lances intermediários.

Autor: francisalves

Há três formas de escapar de um xeque, correr, cobrir ou capturar. A melhor delas é capturar a peça atacante, mas nem sempre é possível. Correr com o rei pode ser melhor opção de todas, então sempre tenha uma rota de fuga para o seu rei se refugiar em um lugar mais seguro. A pior é cobrir, porque a peça fica cravada, mas às vezes isso é necessário.

Autor: francisalves

Na abertura é bom: desenvolvimento, controle do centro e ganhos de tempos. Desenvolver é colocar peças em jogo, pôr o rei seguro e conectar torres. Controlar o centro é pôr peões no centro e peças controlando ele, se não colocar peões o adversário coloca e desaloja suas peças. Ganhar tempo é ATK pontos vulneráveis e peças fortes com peças simples.

Autor: francisalves

Ataque duplo, espeto, intermediário, interferência, sacrifício e atração. Deve estudar essas táticas mais do que outras, pois são mais comuns, e você sempre ganhará uma peça ou dará xeque-mate. Não é possível ficar bom em tudo, se você tiver um treinamento inclinado para alguma coisa se dará bem; Magnus estudou finais melhor do que outros, veja-o.

Autor: francisalves

No xadrez existem lances forçados e lances que são forçados. Uma dica de ouro é você não forçar o adversário a fazer um lance que seja bom para ele. Um lance seu pode forçar o oponente a fazer um lance bom imediatamente após o seu, mas se você não fizer esse lance, você pode postergar esse movimento do inimigo. Um lance que força, é cutucar peças.

Autor: francisalves

Há peças que se coordenam melhor com uma do que com outra peça. A dama e o cavalo são ótimos para combinações de ataque, enquanto a torre e o bispo também são almas gêmeas. O cavalo e o bispo podem atacar os pontos c2, c7, f2 e f7. Um bispo pode defender um peão enquanto é defendido por ele, já o cavalo não consegue defender e ser defendido também.

Autor: francisalves

Não mexa a ala em que você está sendo atacado, danificará suas defesas. Para todo ataque há um contra-ataque na outra ala, mas de preferência tente quebrar o centro, é o centro de peões que sustenta o ataque. Como quebrar o centro do adversário? Pressionando esse centro e jogando rupturas de peões, a ruptura é o contato e a quebra desse contato.

Autor: francisalves

O usuário tulag (https://www.megajogos.com.br/jogador/tulag/perfil) usa engine para trapacear nos jogos de xadrez. Joguei duas partidas contra esse usuário, então desconfiado pus a PGN da partida no lichess (site de análise de cheaters no xadrez) esse usuário fez 99% de precisão nas duas partidas. Nem GM (o maior título no xadrez) faz isso.

Autor: 36969412-can

Peça desprotegida é sinônimo de tema tático. Sempre protejam suas peças, assim evitando dar um leque da lances bons para o adversário em cima dessa peça.

Autor: 36969412-can

O xadrez representa uma guerra com dois exércitos de mesma força. Se o oponente atacar pelos flancos, defenda-se nos flancos e contra-ataque pelo centro. E vice-versa.

Autor: jmiguel

Existem apenas duas aberturas: P4R e P4D. Todas as outras devem obrigatoriamente cair em posições de P4R ou P4D. Assim, você só precisa focar nessas duas aberturas.

Autor: jmiguel

Qualquer outra abertura, diferente de P4R ou P4D, que não se transforme em uma variação de P4R ou P4D, está fadada ao fracasso.

Autor: jmiguel

concentraçao o jg inteiro...porem n demore a jogar pq tem tempo.

Autor: cabulosu

jugadores online

¡REGÍSTRATE AHORA!

Aprovecha, ¡es gratis!
Al crear tu perfil concuerdas con la política de uso de MagnoJuegos.
GRATIS GRATIS
SIN REGISTRO SIN REGISTRO
TORNEOS TORNEOS

Juegos de Tablero

+20 juegos en tu navegador, sin instalar!

PRÓXIMOS TORNEOS
Ajedrez

11:00
13:00
15:00
17:00

ÚLTIMOS GANADORES - 22-feb-2024

speedmaroli
speedmaroli
supermar0li
supermar0li
metriolima
metriolima