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Consejos de los jugadores

Sempre saia das cravadas. Para sair basta colocar um peça entre as suas duas ou tirar a peça de trás. Existem dois tipos de cravadas, cravada relativa e cravada absoluta, quando o rei está atrás, é absoluta, a peça não pode se mover, então ela pode ser perdida ou as peças adversárias podem invadir casas sem se preocupar de serem capturadas por ela.

Autor: francisalves

A melhor defesa é a ofensiva. Se você só se defender chegará um momento em que a sua posição será a pior possível e você já não terá mais opção de contra-jogo, vai perder.

Autor: francisalves

Os cavalos são peças que precisam de postos avançados, posto avançado é uma casa que não pode mais ser defendida por peões. Elimine as peças que podem defender essa casa e aloje seu cavalo ali. Muitas vezes, para chegar ao posto, você precisa manobrar o cavalo. Manobra é coisa de gente grande. O cavalo dá duplos, mas só quando está bem posicionado.

Autor: francisalves

A cravada só é válida se você conseguir intensificar o ATK, ex. com um cavalo, mas isso é relativo. As cravadas são ótimas para ganhar material, manter peças presas (a que está cravada e a que defende essa peça cravada) ou ganhar o par de bispos. Explore-as.

Autor: francisalves

Lance neutro é lance de desenvolvimento. Lance de ATK quando ataca uma peça. Lance de DEF quando defende a peça. Lance de contra-ataque, quando tem a peça atacada e ataca a do adversário. O Lance de ATK só pode ser respondido por lance de DEF ou de contra-ataque. Lance neutro pode ser respondido por qualquer lance, muitas vezes por outro neutro.

Autor: francisalves

Par de bispos é melhor que um bispo e um cavalo, e o par de cavalos. Os profissionais os prezam. Eles podem impedir a infiltração de peças por uma coluna aberta, podem estar apontados ambos para a ala do rei adversário e assim permitir ataques, podem controlar o centro a distância e o mate de par de bispos é mais fácil que o mate de bispo e cavalo.

Autor: francisalves

Alinhamento de peças e pouca mobilidade são os indícios mais comuns de tática, pois as linhas podem se abrir num estalar de dedos e a mobilidade pode ser restringida ainda mais. O contato que as peças têm já é um grande indício. Lembrando que: peão vale 1 ponto, bispo e cavalo valem respectivos 3 pontos, torre vale 5 e a dama 9 pontos.

Autor: francisalves

Aproveite os lances intermediários, lances intermediários são lances que são forçados, o xeque é um lance forçado, atacar uma peça de maior valor, como a dama é outro lance forçado. Esses lances ajudam a melhorar a posição, a sair de táticas e a aplicar táticas. E tem o fator surpresa, muitas vezes a gente não considera esses lances intermediários.

Autor: francisalves

Há três formas de escapar de um xeque, correr, cobrir ou capturar. A melhor delas é capturar a peça atacante, mas nem sempre é possível. Correr com o rei pode ser melhor opção de todas, então sempre tenha uma rota de fuga para o seu rei se refugiar em um lugar mais seguro. A pior é cobrir, porque a peça fica cravada, mas às vezes isso é necessário.

Autor: francisalves

Na abertura é bom: desenvolvimento, controle do centro e ganhos de tempos. Desenvolver é colocar peças em jogo, pôr o rei seguro e conectar torres. Controlar o centro é pôr peões no centro e peças controlando ele, se não colocar peões o adversário coloca e desaloja suas peças. Ganhar tempo é ATK pontos vulneráveis e peças fortes com peças simples.

Autor: francisalves

Ataque duplo, espeto, intermediário, interferência, sacrifício e atração. Deve estudar essas táticas mais do que outras, pois são mais comuns, e você sempre ganhará uma peça ou dará xeque-mate. Não é possível ficar bom em tudo, se você tiver um treinamento inclinado para alguma coisa se dará bem; Magnus estudou finais melhor do que outros, veja-o.

Autor: francisalves

No xadrez existem lances forçados e lances que são forçados. Uma dica de ouro é você não forçar o adversário a fazer um lance que seja bom para ele. Um lance seu pode forçar o oponente a fazer um lance bom imediatamente após o seu, mas se você não fizer esse lance, você pode postergar esse movimento do inimigo. Um lance que força, é cutucar peças.

Autor: francisalves

Há peças que se coordenam melhor com uma do que com outra peça. A dama e o cavalo são ótimos para combinações de ataque, enquanto a torre e o bispo também são almas gêmeas. O cavalo e o bispo podem atacar os pontos c2, c7, f2 e f7. Um bispo pode defender um peão enquanto é defendido por ele, já o cavalo não consegue defender e ser defendido também.

Autor: francisalves

Não mexa a ala em que você está sendo atacado, danificará suas defesas. Para todo ataque há um contra-ataque na outra ala, mas de preferência tente quebrar o centro, é o centro de peões que sustenta o ataque. Como quebrar o centro do adversário? Pressionando esse centro e jogando rupturas de peões, a ruptura é o contato e a quebra desse contato.

Autor: francisalves

O usuário tulag (https://www.megajogos.com.br/jogador/tulag/perfil) usa engine para trapacear nos jogos de xadrez. Joguei duas partidas contra esse usuário, então desconfiado pus a PGN da partida no lichess (site de análise de cheaters no xadrez) esse usuário fez 99% de precisão nas duas partidas. Nem GM (o maior título no xadrez) faz isso.

Autor: 36969412-can

Peça desprotegida é sinônimo de tema tático. Sempre protejam suas peças, assim evitando dar um leque da lances bons para o adversário em cima dessa peça.

Autor: 36969412-can

O xadrez representa uma guerra com dois exércitos de mesma força. Se o oponente atacar pelos flancos, defenda-se nos flancos e contra-ataque pelo centro. E vice-versa.

Autor: jmiguel

Existem apenas duas aberturas: P4R e P4D. Todas as outras devem obrigatoriamente cair em posições de P4R ou P4D. Assim, você só precisa focar nessas duas aberturas.

Autor: jmiguel

Qualquer outra abertura, diferente de P4R ou P4D, que não se transforme em uma variação de P4R ou P4D, está fadada ao fracasso.

Autor: jmiguel

concentraçao o jg inteiro...porem n demore a jogar pq tem tempo.

Autor: cabulosu

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