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Reglas del Juego Belote

 
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Belote

Introducción rápida al juego

  • El belote se juega con una baraja de 32 cartas.

  • El belote se juega en 4 (2 equipos de 2 jugadores). En MagnoJuegos, aparece un símbolo de espada delante del avatar, los jugadores del equipo atacante y un escudo para el equipo de defensa

  • Belote es un juego de cobro: el jugador que lanza la carta más fuerte en el color solicitado, o que corta con la carta de triunfo más fuerte, toma el pliegue y toma la mano.

  • Belote es un juego por contrato: uno de los jugadores tiene un color de activo de su elección; su lado debe, para cumplir el contrato, obtener más puntos que el otro lado.

  • El belote se juega en sentido contrario del reloj.

Comienzo del juego.

Cada partida é composta de duas fases. A primeira fase é a fase de distribuição, onde as cartas são distribuídas para os jogadores. Nessa fase, existe também um processo de escolha, onde são definidos o naipe do trunfo, a dupla atacante e a dupla defensora. A segunda fase é a fase de vazas, onde cada jogador joga uma carta em cada uma de 8 rodadas. Após isso, os pontos são contados e verifica-se se o contrato foi cumprido.


Fase de distribuição

Nesta fase, um jogador inicial é sorteado. Então, começando por ele, são distribuídas 5 cartas para cada jogador, e a carta do topo do monte é revelada.

Após isso, a fase entra numa etapa de escolha, onde se define:

  • Qual será o naipe do trunfo, que é o naipe que vale mais durante uma partida;
  • Qual será a dupla atacante, que deve cumprir o contrato (deve alcançar 82 pontos ou mais);
  • Qual será a dupla defensora, que deve impedir a atacante de cumprir o contrato.

Começando pelo jogador inicial e seguindo em sentido anti-horário, cada jogador decide se vai pegar a carta revelada ou passar. Caso o jogador escolha passar, o próximo jogador deve decidir se vai pegar a carta ou passar, e assim por diante.

Caso um dos jogadores escolha pegar a carta, o naipe do trunfo passa a ser o naipe dessa carta, e o jogador coloca essa carta na mão, junto das outras cartas que ele já recebeu. A dupla que pegar a carta revelada passa a ser a dupla atacante (a dupla que deve cumprir o contrato, ou seja, fazer 82 pontos) e a outra fica sendo a dupla defensora.

Caso nenhum jogador tenha decidido pegar a carta revelada (todos os jogadores passaram), uma nova rodada de escolha se inicia. Mas, ao invés de apenas escolher se vai pegar a carta ou passar, o jogador da vez deve decidir qual será o naipe do trunfo, ou passar. O naipe escolhido deve ser diferente do naipe da carta revelada. Caso escolha o naipe, o naipe do trunfo passa a ser definido por essa escolha (em vez da carta), e o jogador coloca essa carta na mão. Assim como no caso anterior, a dupla que pegar a carta revelada passa a ser a dupla atacante e a outra fica sendo a defensora.

Caso os quatro jogadores decidam passar novamente, as cartas são recolhidas, embaralhadas e distribuídas novamente, e todo o processo de escolha é repetido, até que alguém pegue a carta revelada e os times atacantes e defensores sejam definidos.

Ao final da fase, após as escolhas tiverem sido feitas, o restante das cartas é distribuído para os jogadores. Todas as 32 cartas do baralho são distribuídas. Após a distribuição, cada jogador deve estar com 8 cartas na mão.

Fase de vazas

Essa fase é dividida em 8 vazas, ou rodadas. Em cada vaza, os jogadores devem jogar uma carta na mesa e uma das cartas será considerada a vencedora. Na primeira vaza, o jogador inicial é o mesmo da fase de distribuição. Nas vazas seguintes, o jogador inicial é o que venceu a vaza anterior.

Para iniciar a vaza, o jogador inicial joga uma carta na mesa. Essa carta define o naipe que os outros jogadores devem seguir nessa vaza. A carta jogada pode ser de qualquer naipe, inclusive do trunfo. Após isso, seguindo o sentido anti-horário, os jogadores seguintes devem jogar uma carta, respeitando as seguintes restrições:

  • A carta deve ser do mesmo naipe da carta inicial, se possível;
  • Caso o jogador não tenha cartas desse naipe e a carta mais forte da mesa for dos oponentes, ele deve jogar uma carta do naipe de trunfo;
  • Caso o jogador jogue uma carta de trunfo (seguindo o naipe ou não), essa carta deve ser mais forte que a carta de trunfo mais forte na mesa;
  • Caso o jogador não tenha cartas para cumprir nenhuma das regras acima, ele pode jogar qualquer carta.

A ordem de força das cartas é a seguinte:

Cartas de trunfo - 7, 8, D, R, 10, A, 9, V (da mais fraca para a mais forte).

Cartas não-trunfo - 7, 8, 9, V, D, R, 10, A (da mais fraca para a mais forte).

Caso um jogador possua uma Dama e um Rei do naipe de trunfo na mão, ele pode anunciar "Belote" quando for jogar uma delas. Se fizer isso, ele recebe 10 pontos e o contrato passa a valer 92 pontos ao invés de 82. Ao jogar a segunda carta, ele pode anunciar "Rebelote" para ganhar mais 10 pontos.

Após todos os jogadores jogarem uma carta na mesa, determina-se a carta vencedora, da seguinte forma:

  • Caso uma ou mais cartas de trunfo tenham sido jogadas, a carta mais forte de trunfo é a vencedora;
  • Caso contrário, a carta mais forte do naipe da carta inicial é a vencedora.

O jogador que jogou a carta vencedora recolhe as 4 cartas jogadas na mesa e as coloca numa pilha sua. Essas cartas vão somar pontos para a dupla no final da partida. Na 8ª vaza (a última), a dupla que venceu a vaza ganha 10 pontos.

Contagem de pontos e fim de jogo

No final da partida, após as 8 vazas terem sido jogadas, é feita a contagem dos pontos. Cada dupla soma o valor de todas as cartas que venceu, mais os pontos da última vaza e mais os pontos do Belote/Rebelote. A pontuação das cartas é a seguinte:

Naipe de Trunfo:

  • 7 - 0
  • 8 - 0
  • D - 3
  • R - 4
  • 10 - 10
  • A - 11
  • 9 - 14
  • V - 20

Naipe não-trunfo:

  • 7 - 0
  • 8 - 0
  • 9 - 0
  • V - 2
  • D - 3
  • R - 4
  • 10 - 10
  • A - 11

Una pareja debe ganar más puntos que el otro lado para completar el contrato. En los casos más frecuentes, el número total de puntos sumados es de 162 y el objetivo es obtener más de 81 puntos. Pero cuando una puntuación adicional es acreditado, el total es de 182 y la victoria ocurre con 92 puntos o más.

Pueden surgir tres escenarios:

  • Si el próximo jugador al que recibe gana más de la mitad de los puntos, cada lado obtiene el número de puntos obtenidos.

  • Si el jugador que sigue al receptor gana menos de la mitad de los puntos, el lado opuesto anota todos los puntos (162 o 182).

  • Si el jugador que sigue al receptor gana menos de la mitad de los puntos, la pareja contraria obtiene sus puntos (81 o 91), y los puntos de la pareja permanecen en juego para la siguiente ronda (serán ganados por el ganador de la próxima ronda).

Caso especial: la capucha

Si un lado gana todos los aumentos, obtiene todos los puntos pero no el diez de manos y gana 100 puntos de bonificación más. Luego obtiene 252 puntos.

Ganando el partido

El primer lado en alcanzar una puntuación pre-establecida (500 puntos) gana el juego.

El Belote en MagnoJuegos es un belote sin anuncios. Los anuncios complican el juego y, al mismo tiempo, aumentan la suerte a expensas de la estrategia.

Por fim, somam-se os pontos de Belote/Rebelote anunciados por uma das duplas, caso tenham sido anunciados.Esses pontos são independentes do resultado final e são somados por essa dupla em qualquer desfecho, adicionalmente à pontuação das cartas e contratos.Portanto, mesmo que a dupla tenha conseguido 0 pontos, ela ainda assim vai somar os seus pontos de Belote/Rebelote no total.

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Amplía tu conocimiento en Juegos de Cartas leyendo las reglas ilustradas y viendo los vídeos de los juegos semejantes a Belote.

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